segunda-feira, 23 de julho de 2012

Moça Urbana vai viajar

Foto do Blog "Cuentos de Miguel de Loyola"
E como uma boa moça urbana que sou, escolhi a capital da Argentina, Buenos Aires, para passar os próximos trinta dias. Nada contra turismo rural, cidadezinhas calmas do interior ou ecoturismo, até gosto de relaxar em uma bela praia ou na chácara do meu tio, faz bem quando a gente quer acalmar a mente e o coração. Mas eu prefiro mesmo é o movimento das cidades grandes, essa multidão de pessoas de todos os tipos, essa quantidade de informação a cada segundo.

Por isso escolhi Buenos Aires, um dos dez centros urbanos mais populosos do mundo com cerca de três milhões de habitantes. Daria quase duas Curitiba, sem contar na região metropolitana porteña que somando chega na casa dos dez milhões de habitantes. Não sei exatamente se o cálculo é esse, descoordenada com a matemática que sou. Também escolhi a cidade por causa do intenso inverno no mês de julho, pois sou da opinião que se for para passar férias no frio, que seja em outra cidade. Tudo bem que as minhas férias são por tempo indeterminado, mas a ideia permanece.

Por último, e muito importante, escolhi a cidade pela língua, claro. Tenho paixão pelo espanhol e desde agosto do ano passado estou estudando o idioma. Entrei de cabeça nos estudos para afugentar pensamentos depressivos e funcionou bem, desde então planejei a viagem e me dediquei a aprender o máximo dessa língua tão parecida e ao mesmo tempo tão diferente da nossa. Como diz o ditado, há males que vem para o bem. Assim, comprei um mês de aulas intensivas de espanhol na cidade para poder me aperfeiçoar e quem sabe quando voltar ao Brasil, conseguir um emprego que exija o conhecimento na língua. Deus me ouça!

Agora você pode me questionar que se meu desejo era fazer um curso de espanhol eu poderia bem ter escolhido uma cidade da Espanha não tão turística quanto Buenos Aires. E eu acho justa sua pergunta. Porém, entre passar um mês na Argentina e duas semanas em Barcelona, por exemplo, prefiro ficar um mês viajando. Inclusive, ouvi uma crítica ferrenha de um ex-diretor que disse que eu não aprenderia nada de espanhol na Argentina, que o espanhol deles  é horrível, que falam muito inglês, que tem muito brasileiro, entre outras críticas que de início discordo, mas não vou argumentar, pois prefiro conferir com meus próprios olhos e depois dar uma opinião com conhecimento de causa. E outra, cada um sabe onde dói no bolso né? Quem passou a vida viajando acha que é muito bonito criticar quem está fazendo suas próprias oportunidades.

A ideia inicial era morar em Buenos Aires, me mudar para cá e passar pelo menos seis meses. Mas a coragem me limitou a um mês apenas de aventura. Quem se sustenta não pode se dar o luxo de largar tudo e viver de alfajor e vinho. Vontade não faltou, claro, mas ainda estou descobrindo meu lado desprendido da família e da terra natal. E fora fugir dos problemas rotineiros, tive outro motivo que me fez pensar em, de fato, largar tudo e correr pra Recoleta, mas nesse caso o motivo dependia de outras fontes e o motivo só era suficientemente grande para mim mesma, decidi aperfeiçoar o espanhol e voltar para continuar a carreira na área da comunicação que tanto amo.

Por fim, muito bom saber que tenho pessoas que torcem por mim, saber que tenho a coragem de dar uma radicalizada na vida quando assim ela me exigir e saber que farei tudo com meu próprio esforço, o que pra mim é um orgulho tremendo. Agora é aprender a me virar em Buenos Aires.. Vou postar no blog assim que conseguir, certamente terei cenas bem engraçadas para compartilhar. Beijos aos que ficaram e que sentirei saudades!

2 comentários:

  1. Dri!!! aproveite ao máximo esse período na Argentina. Com certeza, você voltará outra pessoa, com uma enorme bagagem cultural
    Sempre nos mantenha informados de suas aventuras, tá?
    beijão
    carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente voltarei outra pessoa... Li certo dia no facebook nessas frases de efeito que o pessoal posta algo como "pare de comprar roupas e vai viajar"... Como isso faz sentido! Beijos!!!

      Excluir