quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Uma conexão e algumas conclusões


Como são três horas de espera no aeroporto para a minha conexão terei tempo para escrever um post para o blog, ou alguns posts, depende do meu esforço. Estou voltando da minha viagem de um mês a Buenos Aires para aperfeiçoar o espanhol e digamos que estou cansada... Satisfeita, mas cansada!
Foi uma experiência incrível como eu esperava que fosse.. Absorvi a cultura porteña e de bônus conheci um pouco da cultura de outros países, principalmente da Europa, por conta de todas as amizades que fiz. Considero a primeira e a última semana as melhores. A primeira porque houve aquele choque de realidade, tudo é novo e a vontade de adaptação é enorme e a última semana porque a adaptação já existia e já me sentia como se dominasse a cidade.

Para mim, essa experiência de dominar algo diferente da sua realidade é extremamente significativa na vida de uma pessoa. Forçamos a mente a todo minuto por que estamos por nossa conta em um lugar desconhecido e somos obrigados a sair da nossa rotina automatizada. Também nos ensina a entender e respeitar diferenças entre as pessoas e, principalmente, nos ensina sobre nós mesmos, pois testamos, a todo tempo, nossos limites. Todas as pessoas do mundo tem que fazer uma viagem de pelo menos um mês para outro país. A experiência é muito válida!

A cidade é linda, de fato... E tem de tudo, para todos os gostos, a romântica Recoleta, o moderninho Palermo, o alternativo Abasto, o centro histórico, a beleza de suas praças e parques. E além dos lugares, a cidade também conta uma cultura riquíssima, com seus gaúchos, seu mate, sua parrilla, seu tango, seus personagens famosos e sua história de lutas que fortaleceu o patriotismo dos porteños. 
E ainda sobre a personalidade afiada dos argentinos... é porteños são brutos e topetudos, mas como já expliquei em outro post, esse é o jeito deles. Se você fugir um pouco que seja do roteiro turístico vai perceber o humor irônico dessa gente. Mas nada que não seja aceitável, com o tempo nos acostumamos. Porém, estou torcendo para não ter absorvido o jeitão porteño durante esse um mês, porque já não sou uma flor de pessoa, imagina se agrego essas características?

Posso dizer também que quando saímos da nosso círculo damos um valor tremendo a ele. Cada vez que cozinhava algo pensava no cachorro quente caseiro da minha mãe, quando encontrava um cachorrinho na rua queria voltar correndo para casa e brincar o dia todo com o meu Benjamin, quando eu estava em algum bar muito bom pensava que a Fer iria adorar aquele lugar.

Enfim, chacoalhar toda a sua rotina é uma delícia e voltar para ela também. E a gente começa a dar valor para coisas simples como cheiro de café passado, a água quente do chuveiro, assistir seriado policial jogada no sofá, jantinhas mensais de comida mexicana com as amigas. E é bom saber que agora vou desfrutar de tudo com um gostinho de satisfação a mais.

E por último posso dizer que a parte de viajar sozinha para reflexão e autoconhecimento é uma dos motivos mais importante para se viajar para outro país. Consegui estabelecer alguns projetos futuros e jogar algumas expectativas furadas no lixo. Amanhã, quando eu acordar começarei a trabalhar em cima das novas metas, porque hoje eu só consigo pensar em dormir. Boa noite!

Um comentário:

  1. Adorei Dri!! Tenho absoluta certeza que você voltou dessa viagem com uma bagagem cultural e pessoal enorme!!!
    beijão

    ResponderExcluir