quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Show das mulherzinhas cantarolantes

Setembro foi o mês dos shows, ao menos para mim. Não tantos quanto eu gostaria, mas o suficiente para me satisfazer quando o mês terminou. Dois no total. Mas lhe digo, se eu fosse em dois shows por mês, certamente eu seria uma pessoa mais feliz. Assistir mais shows foi uma das minhas metas não cumpridas para o ano de 2012. Deixei de ir a muitos bons na cidade e fora dela, algumas vezes por falta de dinheiro, de companhia ou de um pouquinho mais de esforço próprio. Estenderei a meta para o próximo ano e aproveitarei as últimas oportunidades nesses dois últimos meses que nos restam.

Os shows, bem, foram apenas dois, mas foram dois grandes shows, por coincidência shows de duas mulheres, as quais fazem parte do meu playlist "mulherzinhas cantarolantes": Tulipa Ruiz e Maria Rita.
Tullipa – Se você pensa que uma moça com nome de flor vai ser delicada, se engana. Ela é impetuosa, intensa, brutal, fala palavrão, ocupa cada milímetro do palco, se arrasta no chão, como uma víbora. Ela é psicodélica, brilhante, ofuscante, com seus cílios postiços e vestido de paetês pretos, quase um brocal dourado. E sua voz? Brinca com a entonação, com as palavras, com as notas musicais, vai da ópera para falsetes em segundos. Desinibida, ela se joga, na música, na encenação, no meio da galera. Suas canções falam de amor, do cotidiano, das vontades, de pessoas, de relacionamentos. Conversa com o público, explica, se expõe. Não havia uma das 297 pessoas dentro do pequeno Teatro do SESC que não estivesse completamente envolvida com Tulipa. Quem estava presente pode concordar comigo que Tulipa não será uma dessas efêmeras cantoras da nova música brasileira. Um show incrível!
Show Tulipa Ruiz em Curitiba 21/09/2012 - Teatro Sesc da Esquina
Tulipa Ruiz - 21/09/2012 - Teatro Sesc da Esquina - Curitiba - PR

Maria Rita – Espetacular, ela e o show. Não ouvimos nenhuma de suas canções, as quais nossa geração está acostumada, a noite foi da geração de nossos pais. A cantora interpretou canções de sua mãe Elis Regina para a emoção daqueles que conheceram essa grande e polêmica artista, assim como para aguçar a curiosidade e admiração daqueles que só conheceram sua voz. Maria, grávida sambava no palco em um salto altíssimo, soltava a voz em canções que fizeram muita gente parar e refletir durante e sobre a vida. Canções de amor, políticas, ambientalistas, pausadas apenas para que a filha contasse um pouco sobre o pouco que conheceu da mãe e sobre o muito que se dizia da personalidade, do talento e da voz de Elis Regina. Em vários momentos a artista se emocionou no palco, fazendo jus a arte herdada de sua mãe: pular da melancolia para a explosão de felicidade de uma canção para outra. Um show inesquecível!
Maria Rita - 28/09/2012 - Teatro Guaíra - Curitiba - PR
Maria Rita - 28/09/2012 - Teatro Guaíra - Curitiba - PR
Enfim, o mês foi setembro e eu ensaiei essas palavras desde então, mas mesmo ausente do blog eu queria compartilhar essa experiência. Hoje, finalmente eu sentei e resolvi escrever minhas impressões. Como sempre digo, não sou crítica musical, sou apenas uma curitibana que gosta de boa música.
Dois grandes shows, duas grandes mulheres, duas grandes artistas. Que elas continuem honrando a história musical de suas família para que façam ouvidos mais saudáveis com suas músicas de qualidade e vidas mais ritmadas com suas vozes em nossas trilhas sonoras.
Obs.: As fotos dos shows foram tiradas com a câmera do iPhone 3G, por isso a indecência na qualidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário